Buscar
  • Inovare

Contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho no contexto da pandemia

Juliana B. Porto, Katia Puente-Palacios & Elaine R. Neiva


Frente ao contexto de crise ocasionada pela pandemia da COVID-19, diversas medidas foram adotadas por parte das autoridades que acarretaram repercussões para toda população, especialmente para o mundo do trabalho. Entre elas está o distanciamento social que trouxe como consequência o teletrabalho compulsório.


Como ação de apoio aos trabalhadores, a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) desenvolveu um material de orientação que conta com a elaboração de textos curtos e propositivos, elaborados por profissionais pesquisadores que são reconhecidamente experts no seu campo de atuação. O material produzido pela SBPOT envolve três volumes que abordam temas e orientações à luz das categorias da Psicologia Organizacional e do Trabalho.





O Volume 1 é dedicado às orientações para o home office (trabalho à distância feito em casa) mandatório, ou seja, aquele que está compulsoriamente sendo realizado em função da pandemia do novo coronavírus. O conteúdo abordado nos textos é proveniente dos resultados de longos anos de pesquisa científica produzida por 18 pesquisadores e aborda sete temáticas:


1. Home Office: O papel da ciência, orientações médicas e cuidados com o ambiente (Thaís Zerbini & Talita Zerbini) 2. Desenho do trabalho e aprendizagem em contexto de pandemia (Jairo E. Borges-Andrade & Nara S. P. Sampaio) 3. Desempenho no trabalho: desafios para trabalhadores e gestores em teletrabalho compulsório (Hugo Sandall & Luciana Mourão) 4. Bem-estar e estresse ocupacional em contexto de distanciamento social (Amalia R. Perez-Nebra; Mary Sandra Carlotto & Marina Greghi Sticca) 5. Significados e sentidos do trabalho do home-office: desafios para a regulação emocional (Sonia Gondim & Lívia Borges) 6. Conciliação trabalho-família no teletrabalho compulsório (Lara Barros Martins, Carolina Villa Nova Aguiar & Antônio Virgílio Bittencourt Bastos) 7. Ajustes e mudanças organizacionais em tempos de pandemia da COVID-19 (Juliana B. Porto, Katia Puente-Palacios & Elaine R. Neiva)

A SBPOT homenageia hoje todos os trabalhadores disponibilizando o texto da Temática 5 que trata sobre "Significados e sentidos do trabalho do home-office: desafios para a regulação emocional" elaborado pelas professoras Sonia Gondim (UFBA) e Lívia Borges (UFMG). http://www.sbpot.org.br/central-de-conteudo-covid19


Boa leitura a todos!


Publicado em: https://www.sbpot.org.br/noticias/material-orientacoes-sobre-home-office

10 visualizações

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram